segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Qual é a sua identidade?




Qual é a sua identidade?

Daniel Capitulo 1 versículo 8

E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Introdução a pessoa de Daniel
O nome Daniel significa “Deus é meu juiz”.
Pelos estudos levantados podemos concluir que Daniel era um jovem culto e de uma família de classe média.
Tinha por volta de 14 á 17 anos de idade.
Por volta de 605 a.C, Israel foi tomado pelas mãos do terrível rei Nabucodonosor, neste tão terrível ato o rei resolveu como de costume levar cativa a população como escrava para a Babilônia, neste aglomerado de pessoas encontrava-se o jovem Daniel. A Babilônia neste período era o que é hoje New York, era o maior centro econômico, político e social; correspondia ao lugar mais avançado intelectualmente da época, lá existiam diversas culturas e costumes, que muitos deles, senão todos iam contra os preceitos da Lei de Deus.
Diante disso tudo fica uma pergunta no ar, como um jovem como Daniel poderia vencer tudo que lhe seria oferecido e como então aplicarmos a atitude de Daniel aos nossos dias?

Nós veremos como Daniel mantinha sua identidade
Propósito de não se contaminar com os manjares do Rei.
O manjar do qual estamos falando é sobre os banquetes que o rei oferecia alimentos, bebidas de todo o tipo e gosto, manjares esses que eram consagrados a outros deuses. O que nos chama atenção nesse caso é que nesse momento quando Daniel resolve negar esses manjares ele não tinha naquele momento o auxilio de seus pais, de seus amigos, ninguém estava lhe aconselhando, porém o espírito de Deus estava colocando em seu coração a missão de ser diferença em meio aquela situação, guardando assim dentro de si tudo quanto Daniel um dia tinha aprendido, os preceitos de Deus. Vemos que com isso nós em qualquer situação da vida devemos lembrar daquilo que um dia aprendemos, não devemos fechar nossos olhos e nossos ouvidos para com os ensinamentos aprendidos ao longo de nossas vidas.

2° Com isso Daniel arriscou sua própria vida em nome de um objetivo, de um propósito.
Não comer da porção do rei significava uma provável morte por desobediência, quando ele decidiu fazer isto, ele automaticamente estava se colocando no centro da vontade de Deus. Muitas vezes na vida decisões erradas parecem certas, ele poderia muito bem dizer para si mesmo que ia comer para não morrer.
Isso nos remete a pensarmos em sermos fies em tudo quanto nos comprometemos, em servir a Deus e a sua vontade por completo, não querendo dividir Deus com outros deuses, não cedendo a nossa carne. O “SIM” que parece servir de mais beneficio em certos momentos pode nos comprometer por toda uma vida, o Senhor sonda o nosso coração e conhece os nossos pensamentos nada pode ficar em oculto diante do Senhor.

3° Com esse ato também aprendemos com Daniel o ato da renuncia. Ele renunciou os seus desejos carnais em nome de um propósito. Imagine a situação que Daniel estava enfrentando naquele momento, em sua frente um grande manjar, seu físico pedindo para ser saciado, porém a voz do espírito santo soando em seu interior dizendo, NÃO!Essa comida é consagrada a outros deuses, isso não é para você. Não importa o quanto sua carne esteja querendo os mais deliciosos e saborosos pratos desta vida, diga NÃO para eles, não estrague os lindos projetos de Deus em sua vida por poucos minutos de estar saciado com esses manjares.

4° Daniel recebeu graça, sabedoria, conhecimento, visões, interpretações pelo seu ato.
Os ocorridos na vida de Daniel após esse grande propósito foram poderosos, Deus lhe deu uma porção espiritual imensurável, concedeu a seu servo sabedoria, conhecimento, visões e interpretações de sonhos. Mais para que o Senhor lhe concedesse isso ele precisava antes de tudo ter em sua vida um propósito, algo, se Daniel não fosse focado nas coisas do alto onde ele chegaria, será que estaríamos falando de Daniel nos dias de hoje?Com isso o Senhor nos ensina a sermos objetivos, centrados, focados, determinados.Nascemos para influenciar, nossos frutos serão permanentes, nossas ações serão notáveis, os milagres operados através de nós serão testemunhados.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará (Salmos 37:5)

São várias as identidades existentes nos dias de hoje, as quais muitos jovens e adolescentes fazem parte, se envolvem para mostrar a sociedade como um todo que eles possuem um estilo, uma opinião e até uma filosofia de vida, fazem parte de algum grupo.
Existem grupos para tudo que se imagina, desde aqueles que se relacionam por meio de um gênero musical,esportes,aqueles que gostam de carros, aqueles que fazem parte de torcidas “organizadas”,entre outros, e chegando aqueles que se reúnem por praticarem a mesma fé.


No entando a identidade mais importante na vida de uma pessoa é a sua identidade espiritual, em outras palavras, o que realmente determina quem você é não são somente as roupas que você veste,qual é seu corte de cabelo, qual é a marca de sua roupa, o que mais importa é se em sua vida existe a identidade de Cristo, se seu coração está diretamente ligado com o Criador dos céus e da terra.
Uma pessoa só é feliz quando ela faz aquilo que nasceu para fazer, e isto é algo muito importante na vida de qualquer pessoa, saber que toda está solidão, angustia e vazio é um sinal de que você não esta cumprindo o papel que você nasceu para cumprir e está ausência de um sentido levam muitos a se envolverem com certos grupos de pessoas a fim de gerar ou criar um sentido para sua vida.
Só que em muitos casos estes sentidos quando aparecem são passageiros e não suprem a o vazio interior.
Contudo antes de você pertencer a alguma tribo ou grupo é necessário que você saiba que Deus planejou para você uma vida e te deu uma missão, missão esta que irá dar todo o sentido para sua existência.
Devemos criar em nossa identidade um relacionamento genuino com Cristo , que possamos manter caráter do criador impregnado em nós.
Jesus Cristo era Justo, estava sempre pronto para qualquer situação seja ela ensinar, curar e amar, Ele tinha compaixão, Era servo , responsável, Compreensivo, obediente, Jesus era humilde, trabalhador, Cristo tinha personalidade, era cuidadoso, motivador, perdoador, sincero, Amoroso.

Ele era assim e nós como somos????

Devemos nos encontrar em Cristo Jesus,pois pertencemos ao povo de Deus.Andar com Cristo, nascer de novo não significa que você deverá se trancar em mundo isolado, afinal somos sal da terra e luz do mundo (MT 5:13 e 14), devemos mudar nosso coração, nossas atitudes, sim mudar o seu coração,inevitavelmente você irá se afastar do pecado e muitas atitudes que você tinha antes não servirão mais pra você.
Saiba a partir de agora que sua identidade tem muito mais a ver com seu coração voltado pra Deus e o caráter de Cristo em você do que com a tribo a qual você pertence, portanto se te perguntarem qual é a sua Tribo sua resposta deve ser: “Eu sou da tribo de Cristo, o Leão da Tribo de Judá".
Seja uma agente de transformação e leve os seus amigos e todos quanto viverem ao seu redor a mesma experiência que você encontrou em Cristo.
Saiba que você é o meio que Deus vai usar para salvar uma geração de surfistas, skatistas, emos, roqueiros, pagodeiros, apaixonados por carros, e muitas outras Tribos para a glória de Deus.
Por isso tomamos como base o testemunho de Daniel, um Jovem com compromisso ,com uma identidade firmada e com objetivo.

Por onde você tem andando? Com quem você tem andado? Como você tem se identificado?

Como você é reconhecido? Qual é a sua IDENTIDADE?
Existe alguém que quer marcar a sua identidade
Alguém que quer viver em você
Alguém que quer estar com você
Alguém que deu a vida por você


Venha buscar essa influencia, deixe-se levar pelo poder de Jesus
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim..

Gálatas 2:20

3 comentários:

  1. Paz do Senhor !
    Eu estava muito triste e até mesmo pensando por que Deus me abandonou ?? Por que muitas vezes parece que é o Fim e que não tem mais jeito?
    Mas esquecemos que nosso Deus é poderoso para falar conosco.
    Muitas vezes não aquilo que queremos ouvir, mas sim aquilo que precisamos ouvir!
    O Senhor falou fortemente ao meu coração com essa palavra.

    Que Deus continue te Abençoando Amado irmão !!!

    " Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. "
    Romanos 8:38-39

    ResponderExcluir
  2. A palavra de Deus é edificante e transformadora! gostei muito do texto, que o Senhor continue te usando e te abençoando a cada dia amado. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus o abençoe poderosamente..

    estou seguindo seu blog

    ResponderExcluir